O que é Gray Man?

O que é gray man?

“Quem não é visto, não é lembrado”, quantas vezes não ouvimos essa frase? Ela representa bem o conceito de gray man, porém neste caso podemos fazer uma simples adaptação para “Quem não é percebido, não é lembrado”, pois ser um gray man não significa não ser visto, mas sim, passar desapercebido nos lugares.

Mas agora você deve estar se perguntando, como que é possível passar desapercebido em um lugar, sendo que quando você está no mercado ou na rua um conhecido acena com a mão? Calma, até o fim deste artigo você entenderá tudo sobre o assunto.

Não se sabe ao certo quando exatamente surgiu o termo “gray man”, mas quando paramos para pensar em qual função ou profissão tem a principal habilidade de não ser percebido por ninguém, logo lembramos de espiões, já que essa era uma das principais habilidades deles.

Tanto que na época de guerra fria havia manuais da CIA, FBI e até mesmo da KGB, com técnicas de mimetismo, que facilitavam o processo de espionagem para obter as informações do inimigo.

Conceito de Gray man

A ideia principal é que você possa se misturar em meio à multidão não importa o lugar, com o intuito de evitar conflitos, sobrevivência ou até mesmo esconder algum equipamento que esteja carregando. Vale lembrar que apesar da tradução ser “homem cinza” ou “homem cinzento” o conceito se aplica a qualquer pessoa seja homem ou mulher.

Este conceito é muito empregado no mundo tático por militares, agentes de inteligência, como o FBI ou a ABIN – a FBI brasileira – e entre outros. Mas uma pessoa comum também pode aplicar esses conceitos no seu dia a dia.

Imagine a seguinte situação: você recebeu um pagamento em dinheiro e está indo para a casa com essa quantia em seu bolso ou mochila, porém você precisa passar por uma rua ou região movimentada que você sabe que costuma ter assaltos. Certamente você não quer ser notado, não é?

Por que ser um Gray man?

Acredito que com o exemplo dado acima já responde bem essa pergunta. Mas não chamar a atenção em público é uma grande vantagem, desta forma faz evitar diversas situações no dia a dia, permitindo se movimentar de maneira mais rápida.

Mas vale lembrar que passar desapercebido nos lugares e diferente de ser uma pessoa indefesa ou fraca, que faz isso apenas para não ser notada como um tipo de proteção, não que esta premissa esteja errada, mas a ideia aqui é de evitar conflitos, logo não quer dizer que você não saiba se defender, ok?

Como ser um Gray man? A Gray Man Directive – GMD

Ser um gray man vai além do jeito de se vestir, como se comportar na rua, se está portando algo de valor ou não, também não quero dizer que é um estilo de vida. É um conjunto de fatores que engloba todos os aspectos, as diretrizes do homem cinza é um sistema vivo, de certa forma complexo – mas não difícil de entender – que tem o intuito de ocultar habilidades, intenções e ações.

A principal ideia é ter um perfil baixo – do inglês low profile – ser discreto, com roupas, acessórios e comportamentos, é parecer um “homem normal”, alguém mediano que não pareça uma ameaça. Dito isso vamos aos detalhes de cada parte:

Quais roupas usar como um gray man?

Claro que como o próprio nome diz, homem cinza, o cinza acaba sendo umas das principais cores aqui. Mas claro que tudo depende do contexto.

Uma coisa é você usar uma camiseta cinza para não chamar a atenção no meio de uma cidade grande como São Paulo e outra no meio de uma cidadezinha no interior, onde a maioria dos moradores são fazendeiros e usam camisa xadrez.

Claro que dei uma exagerada no exemplo, mas é apenas para deixar claro que não é uma regra de como se vestir para não ser notado e sim um princípio.

Cores

De modo geral não use nada chamativo como cores marcantes ou estampas muito chamativas, já ouviu a expressão “cor de burro quando foge”? Então… use e abuse de cores desse tipo, algo que gere ambiguidade, uma pessoa olha e diz que é verde, outra diz que é amarronzado e uma terceira diz que é cáqui.

Mas se não quiser errar, use cores neutras e básicas como:

  • Preto
  • Branco
  • Cinza

Tamanho

Evite usar algo muito largo ou muito justo, essas características costumam chamar atenção e são bem marcantes. Tão marcantes que alguns estilos de moda usam camisetas largas como um dos elementos dela.

Calçados

Outro cuidado importante também são os calçados, dependendo de qual o modelo ou o tipo eles também chamam atenção e inclusive são alvos de assaltantes. Ah! As ideias das cores, também são aplicadas aqui não só nas camisetas e calças.

Acessórios para gray man

Apesar de gray man ser um conceito muito empregado no mundo tático, acessórios deste meio costumam chamar muita atenção, por exemplo um relógio G-Shock de tão grandes que são apesar de bonitos ou colares com tags militares e demais itens do meio.

As roupas e acessórios dizem muito sobre uma pessoa, por exemplo, uma aliança diz que você é casado, uma camiseta camuflada pode dizer que você é militar, uma camiseta ou acessório com a cor da Jamaica pode dizer que você é maconheiro.

Claro que todos os exemplos acima não passam de pré-conceitos bobos, mas querendo ou não é isso que boa parte das pessoas fazem – até mesmo você, mesmo que sem perceber – antes de interagir com outras pessoas.

Não estou dizendo para você não usar uma pulseira, anel, brinco, colar ou qualquer outro acessório que você goste ou que estejam na moda. Mas sim alertar que eles dizem muito sobre você, então não exagere, use algo básico e que não chame muita atenção.

Vale lembrar que em acessórios entra também capinhas de celular e demais itens que você pode carregar, como mochilas, cachecol, toucas, etc.

Ah! Um grande trunfo dos acessórios e que eles podem te ajudar a se disfarçar, permitindo que você mude de aparência em pouco tempo se necessário, como as blusas, óculos de sol, bonés e demais acessórios grandes ou marcantes em geral. Quantas vezes em filmes de ação, o protagonista não usava um boné, para esconder um pouco seu rosto ao passar em locais públicos.

Mas lembre-se sempre do contexto, usar óculos de sol a noite estaria completamente fora te contexto. Assim como usar uma blusa de frio grossa durante um dia quente e ensolarado.

Dentro da área de itens e acessórios para carregar no dia a dia existe o termo EDC, que cabe como uma luva para assunto de acessórios para gray man, pois você poderá montar seu kit EDC ou kit de porte diário, que são um conjunto de itens para você carregar todos os dias.

Aparência de um gray man

Aqui entra as características físicas e “únicas” de cada pessoa como corte de cabelo, cor do cabelo, se possui barba ou não, tamanho do cabelo, se tem tatuagem ou não e até mesmo perfume.

Como a conceito de um gray man é não ser notado, então ter características que chamam muito a atenção como cabelo comprido em um homem, barba comprida, cabelo colorido e afins chamam muito a atenção.

Como já disse em um dos tópicos, não estou dizendo que você não pode ter nenhuma dessas característica, mas tenha em mente que elas chamam atenção, então pense em como escondê-las caso necessário, por exemplo, enrolar o cabelo e colocar um boné.

Mas vale lembrar que tudo é situacional, tem países que é característica todos os homens terem uma barba grande, então se você não tiver uma barba chamará atenção.

Claro que tem coisas que são complicadas de serem passadas desapercebidas, como um homem ou uma mulher muito bonita, nestes casos evite acentuar essas características usando muita maquiagem por exemplo.

Se você estiver acima do peso evite de usar roupas muito justas, como havia mencionado no tópico de roupas, de modo geral tente evitar ressaltar essas características predominantes.

Comportamento de um gray man

Siga o fluxo das pessoas, não ande muito rápido nem devagar demais, exatamente como uma pessoa comum faria, claro que não significa que você deva se distrair como uma pessoa comum, lembre-se que a ideia é passar desapercebido e não de se distrair em meio à multidão, ok?

Não seja uma pessoa muito agressiva ou pacífica demais, não seja mal-educado, mas isso não quer dizer que você tenha que ser um professor de etiqueta. Tenha um comportamento neutro.

Ao falar com uma pessoa tome cuidado com gírias e afins, pois isso pode indicar que você é de outra região, muito comum em casos de viagens para outros estados. Claro que isso não quer dizer que você não possa turistar por aí, mas observe o local antes para evitar ser surpreendido, ainda mais se for em uma cidade ou região que você não conhece.

Quando falo para tomar cuidado com a parte da fala, não quer dizer que você tenha que fazer aulas com uma fonoaudióloga para tirar o seu sotaque, mas assim como os acessórios dizem muito sobre você o sotaque e gírias também.

De modo geral fale com uma pessoa quando for necessário, como pedir uma informação ou quando vierem falar com você.

Uma habilidade que é muito útil e que vai te ajudar aqui é a consciência situacional, ela faz com que você tenha a capacidade de idêntificar ameaças e tomar decisões em situações de emergência.

Checklist geral de como ser um gray man

Bem, se você é uma daquelas pessoas que costuma usar um checklist para evitar de esquecer do que tem que fazer, então confira o checklist abaixo com os principais pontos de como ser um gray man:

  • Evite chamar atenção com objetos chamativos ou muito caros;
  • Não use roupas que são fáceis de serem lembras, como cores específicas ou estampas muito chamativas;
  • Evite usar calçados chamativos ou muito característicos, como uma bota ou sapato;
  • Tome cuidado com os acessórios que você utiliza;
  • Tenha um comportamento neutro em meio à multidão;
  • Tome cuidado com gírias em sua fala;
  • Siga o fluxo das pessoas;
  • Sempre leve em consideração o contexto da região ou ocasião

Acredito que consegui resumir bem, espero não ter deixado nada de fora.

Conclusão

Com tudo que foi visto aqui acredito que já de para ter uma ideia das principais diretrizes do homem cinza – ou apenas GMD – mas vale ressaltar que aplicar os conceitos abordados neste artigo, não significa ter que mudar completamente todo o seu comportamento no dia a dia, mas sim um ponto de atenção, para que você preste atenção nessas questões.

Claro que se beneficiar e incorporar uma ou mais diretrizes no seu cotidiano pode ser muito útil. Vale lembrar que essas diretrizes são voltadas a emergências, onde você precisa evitar qualquer tipo de ameaça, principalmente nos dias de hoje nas cidades grande.

“Prepare-se para o pior, mas espere o melhor.”

Gostaria de terminar este artigo com essa frase, para trazer a ideia de sempre estar em alerta aos possíveis riscos e problemas nos dias de hoje. A grande maioria deles podem ser evitados com uma simples preparação prévia.

Raphael Bionde

Raphael Bionde

Praticante de Aikido há mais de 15 anos, amante das artes marciais, entusiasta do mundo tático e do sobrevivêncialismo. Curte a cultura japonesa e nórdica.

Artigos Relacionados